Quem Somos

A profissão de Bombeiro Civil é “a única” em todas do Brasil que possui uma Norma Brasileira Regulamentadora – NBR específica na Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a ABNT/NBR 14.608 Bombeiro Profissional Civil – Requisitos.

            A profissão consta na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO que existe desde 1977 no Ministério do Trabalho e Emprego, na família 5171-10 Bombeiro Civil, e dentre as milhares de ocupações da lista da CBO a profissão de Bombeiro Civil é uma das poucas 67 que estão regulamentadas.
            Em 12 de janeiro de 2009 foi sancionada a lei Federal 11.901 que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil e da outras providencias, há Sindicatos, Associações e o Conselho.
O profissional está presente dentro de milhares de empresas e atendo a população de centenas de municípios em todo Brasil, há escolas de formação e aprimoramento profissional incluindo de graduação como Bombeiro Civil.

            Há Sindicatos na maioria dos Estados e no Distrito Federal com a constituição de Federação dos Sindicatos em andamento, há Associações de Bombeiros Civis que promovem benefícios, ou que mantém equipes de ajuda humanitária e Bombeiros Voluntários a serviço da sociedade.
            O mercado de trabalho está em franca expansão em todo Brasil.

            Em 2009 foi constituído o Conselho Nacional de Bombeiros Civis – CNBC, que além de promover a defesa e desenvolvimento da profissão, presta a sociedade o importante serviço de consulta pública no site sobre a situação do registro no Conselho de profissionais, de escolas e empresas prestadoras de serviços de Bombeiros Civis, defendendo os bons profissionais e a sociedade da ação de maus profissionais e de entidades que promovam a formação irregular ou o exercício ilegal da profissão, responsável pela publicação do Código de Ética do Bombeiro(a) Civil.

            Bombeiro Civil é profissão que existe no Brasil desde de 1892, quando imigrantes europeus trouxeram a cultura do Bombeiro Voluntário, um civil que exerce a profissão de Bombeiro sem remuneração, estes voluntários em exercício de cidadania e Defesa Civil prestavam os socorro nos municípios onde o Estado estava ausente, sistema que deu origem aos Corpos de Bombeiros Civis Municipais, onde Prefeitos de visão constituem o serviço a exemplo de “todo mundo” onde os serviços de Bombeiros é feito por profissionais civis e por administração municipal, sendo uma opção viável para os mais de 4.900 municípios no Brasil que ainda hoje sofrem a própria sorte sem serviços de Bombeiros.
O Bombeiro Civil atua também no setor privado, prestando serviços em órgãos públicos, em empresas de todos os portes e áreas como Indústrias, Shoppings, Usinas, Condomínios, Estádios, em locais de eventos fechados ou abertos de grande público, em parques e áreas de conservação e integrando equipes de atendimento a catástrofes junto a Defesa Civil e a Organizações Nacionais e Internacionais.
Onde há o Bombeiro Civil, há preservação da vida em todas as suas formas; do meio ambiente, das moradias e dos meios de trabalho, cultura e lazer.

            Os Bombeiros Civis geram grande economia para os Estados e o Distrito Federal, que tem menos gastos e menor demanda por serviços de Bombeiros Militares, menos gastos sociais com tratamentos médicos e indenizações pois há menos vitimas, menor numero de mortes de pessoas e do fechamento de empresas vitimadas por incêndios e outras emergências, e maior preservação do meio ambiente.

           
Autor: Ivan Campos, Fonte: Conselho Nacional de Bombeiros Civis, cnbc.org.br em 12/11/11. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário